EDITORIAL: Copa do Mundo FIFA 2014, U2, Beyonce e Paul McCartney

  • Postado em: 5 October 2013
  • Por: Duff

Muito se especulou durante a semana sobre o famigerado ‚Äúshow de abertura‚ÄĚ da Copa do Mundo FIFA 2014, que acontecer√° no Brasil. De um lado Lauro Jardim, da Veja, com suas informa√ß√Ķes e do outro Ancelmo Gois. Quem tem raz√£o?

√Č da tradi√ß√£o do U2BR.com se posicionar quando assuntos deste tipo pipocam pela rede e v√£o ganhando muita for√ßa e repercuss√£o na comunidade de f√£s do U2. Assim foi com o caso ‚ÄúSamb√ī‚ÄĚ, boatos de shows e Recife, com a "inspira√ß√£o in√©dita" do Asa de √Āguia,¬†e n√£o poderia ser diferente agora.

Em primeiro lugar, vamos resumir o que andam dizendo por aí...

O colunista da Veja Lauro Jardim publicou que o prefeito do Rio de Janeiro teria recebido um or√ßamento de 20 milh√Ķes da festa de abertura carioca para a Copa e nele constava o U2 como principal atra√ß√£o. (leia mais aqui)

Do outro lado, Ancelmo Gois, de O Globo, garante que a FIFA fechou com a empresa Control Room e está já teria fechado com Beyonce e Paul McCartney para o evento de celebração do inicio do mundial no ano que vem. (leia mais aqui)

J√° o tabloide irland√™s ‚ÄúIrishMirror‚ÄĚ diverge sobre o valor do or√ßamento e local da festa, al√©m de acrescentar que j√° existe um contrato com um famoso produtor de shows. (leia mais aqui)

Contrariando a todos, o Comitê Organizador da Copa disse em resposta ao contato feito pelo U2BR.com que não existe nada confirmado até o momento. (leia mais aqui)

Situação posta, vamos ao objeto causador de toda essa confusão: o tal do show de abertura da Copa do Mundo FIFA 2014!

 Uma coisa é a ABERTURA DA COPA, ou partida de abertura. Esta será na cidade de São Paulo e contará com a partida inicial do torneio entre Brasil e outra seleção a definir, precedida de algum espetáculo cultural apresentando os atrativos do país.

Por√©m, existe ainda um outro evento chamado ‚ÄúKick-Off Celebration Concert‚ÄĚ, introduzido no √ļltimo mundial, em 2010 na √Āfrica do Sul, que acontece no dia anterior a partida de abertura e, mantido o formato, acontece em outra localidade.

Vamos ilustrar melhor com o exemplo da √Āfrica do Sul: a festa de abetura, ou partida inicial, aconteceu na cidade de Johanesburgo no est√°dio Soccer City. No dia anterior, na mesma Johanesburgo, aconteceu o ‚ÄúKick-Off Celebation Concert‚ÄĚ, por√©m num outro local, o Orlando Stadium.

Este evento reuniu diversos artistas nacionais e internacionais como por exemplo Shakira, Black Eyed Peas, Hugh Masekela, K’Naan etc e o preço do ingresso variou entre R$ 100,00 e R$ 310,00 (ou , se preferir, R450,00 e R1.400,00, do dinheiro Sul-Africano)

√Č pra essa festa que o U2 supostamente estaria cotado e que, segundo os rumores, aconteceria no Rio de Janeiro! Existe a possibilidade de ser gratuita, em Copacabana. Mas como o padr√£o √© FIFA, essa hip√≥tese √© pouco prov√°vel.

Agora vamos ao que interessa: como é que fica o U2 nessa história?

Sim, falaremos só do U2! Essa é a nossa praia afinal. Deixaremos Paul McCartney e Beyonce para os competentes fansites deles!

Antes de começar, vamos frisar:

NÃO EXISTE ABSOLUTAMENTE NADA OFICIAL SOBRE O U2 VIR AO BRASIL PARA TOCAR DURANTE A COPA DO MUNDO. NADA!

Portanto cuidado com os pilantras de plantão! Não há venda de ingresso pra um evento que sequer foi anunciado oficial! NÃO COMPRE NENHUM INGRESSO!

Voltando...

Acompanhamos diversas discuss√Ķes nos coment√°rios de nossas m√≠dias e em f√≥rums gringos e vamos listar pr√≥s e contras da possibilidade disso realmente acontecer.

√Č absurdo? N√£o! √Č imposs√≠vel? N√£o! √Č improv√°vel? Sim.

PR√ďS:

Os prós, além da possibilidade dos fãs verem nossa querida banda aqui no Brasil mais uma vez, pertinho, são mais para o próprio U2!

Caso a banda realmente lance o √°lbum no ano que vem, n√£o teria melhor vitrine de lan√ßamento do que um evento visto por milh√Ķes de pessoas como √© a Copa do Mundo.

Daí então eles poderiam sair em turnê e aproveitar o final do verão europeu/americano. Ou poderiam começar a turnê mesmo antes da vinda ao Brasil. Eles já fizeram algo parecido em 2011, quando arrumaram uma brecha na agenda pra sair dos Estados Unidos e ir pra Europa no Glastonbury Festival!

Soma-se isso a recente reunião entre Bono e Lula, onde o baixinho irlandês disse que estaria no Brasil para a abertura do mundial.

CONTRAS:

A participa√ß√£o num evento FIFA provavelmente seria seletivo. Os ingressos, caso cobrados, tendem a ser muito, mas muito caros. A disputa por entradas n√£o seria apenas entre f√£s do U2, mas sim com milh√Ķes de pessoas que gostariam de participar do evento simplesmente por ser da Copa, n√£o importando quem seja o artista. E por tratar-se de uma festa multi-cultural, a banda tocaria umas 3 ou 4 m√ļsicas apenas.

A questão da logística, embora já realizado algo parecido citado acima, pode ser fator complicador também. Tudo dependerá da agenda do U2.

Outro fator contra que n√£o podemos ignorar √© o engajamento da banda. Todos n√≥s sabemos (pelo menos dever√≠amos) que as obras da Copa est√£o¬†atoladas em esc√Ęndalos bilion√°rios de superfaturamento, desrespeitos flagrantes a constitui√ß√£o e patrim√īnios hist√≥ricos, condi√ß√Ķes desumanas de trabalho e desalojamentos ilegais √† rodo! Isso iria contra alguns princ√≠pios humanit√°rios da banda.

--

Posto tudo isso, voltamos a frisar que at√© o presente momento podemos afirmar que o U2 N√ÉO VIR√Ā AO BRASIL em 2014. N√ÉO EXISTE VENDA DE INGRESSOS. E caso isso venha a ocorrer, estar√° anunciado no site OFICIAL da banda, o www.u2.com, e n√≥s reproduziremos aqui!

E voc√™s? O que acham disso tudo? √Č besteira? Pode acontecer? Gostariam que acontecesse?

story topic: